Curso (EAD): Português Jurídico – Turma 1/2013

Inscrições encerradas

A Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região – EJUD 2, por meio do seu Núcleo de Educação a Distância, convida os Magistrados e Servidores deste Regional para o curso on-line: “Português Jurídico – Turma 1/2013“, a ser realizado entre os próximos dias 14 de agosto até 24 de setembro.

Carga horária: 40 horas/aula.

Período de inscrições: até 11/08 ou enquanto houver vagas

Objetivo:
Desenvolver no participante capacidade de produzir e interpretar textos relacionados à atividade jurídica de forma eficiente, clara e correta. A boa redação de textos jurídicos é fundamental para realização profissional de quem tanto depende da linguagem.

 

Conteúdo Programático

A linguagem jurídica

– A importância da linguagem na atividade jurídica;

– Padronizações e normatizações;

– Linguagem jurídica: expressões e vocabulário;

– Texto Jurídico;

– Dúvidas comuns no uso adequado de expressões jurídicas.

Competência textual

– Qualidades e defeitos de um texto;

– Princípios de um texto adequado;

– Diferentes estruturas (pensamento dedutivo, indutivo etc);

– Linguagem adequada em órgãos públicos;

– Organização do pensamento;

– Principais erros lógicos e estruturais.

Aspectos gramaticais

– Principais alteraçãos do novo Acordo Ortográfico na linguagem jurídica;

– Aspectos gramaticais relacionados à linguagem jurídica (pontuação, concordância, regência, crase, pronome etc.).

 

Metodologia:

O curso será oferecido totalmente a distância por meio do ambiente virtual de aprendizagem “EJUD 2 On-line”. As interações ocorrerão de forma assíncrona, o que significa que não haverá aulas em tempo real, possibilitando, dessa forma, que o aluno tenha flexibilidade na administração do tempo de estudo. A característica fundamental do curso é a interação do aluno com o professor por meio de um ambiente virtual especialmente elaborado para o curso. Em todas as etapas, haverá participação e acompanhamento do professor-tutor. Além do conteúdo presente no ambiente virtual, o participante do curso receberá material didático impresso com sequência das aulas.

Diversas orientações sobre como proceder em cada etapa do curso com orientação do estudo de cada conteúdo serão realizadas no início das aulas. Durante todo o curso, o professor mantém contato para tirar dúvidas, propor exercícios e resolver possíveis dificuldades.

No ambiente virtual, o participante encontra agenda, fórum de dúvidas, enquete, guia do participante, apresentação, webmail, biblioteca, atividades, relatórios de sua participação.

 

Avaliação:

Os alunos serão avaliados durante todo o curso, levando em consideração a realização de tarefas e a participação nos fóruns de discussão.

 

Currículo do instrutor:

Marcelo Paiva

Mestre em Linguística e pós-graduado em Português Jurídico e Direito Público, é autor de 46 livros sobre o uso adequado de nosso idioma em especializações relacionadas principalmente à atividade institucional. Ministra cursos e presta consultoria a diversos órgãos públicos: Supremo Tribunal Federal, Conselho Nacional de Justiça, Superior Tribunal de Justiça, Tribunal Superior Eleitoral, Tribunal Superior do Trabalho, Tribunal de Contas da União, Superior Tribunal Militar, Ministério Público da União, Polícia Federal, tribunais regionais, ministérios, CNC, Apex, ABDI, Correios, ANATEL, Caixa Econômica Federal etc.

 

Inscrições gratuitas, até o dia 11 de agosto, ou enquanto houver vagas, condicionadas ao recebimento de e-mail de confirmação da Secretaria da Escola Judicial até o dia 13 de agosto.

 

This entry was posted in Eventos Inscrições encerradas and tagged . Bookmark the permalink.