Curso Semipresencial: “Cultura Digital: trabalho, tecnologias, cognição e aprendizagem

Inscrições encerradas

A Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região – EJUD2 – convida os Magistrados e Servidores do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região para o curso semipresencial “Cultura Digital: trabalho, tecnologias, cognição e aprendizagem”.

O evento realizar-se-á na plataforma on-line no período de 23 de maio até 13 de junho e terá 4 encontros presenciais nos dias 23 e 30 de maio e dias 6 e 13 de junho, das 17h às 19:30,  no auditório da Escola Judicial, 10º andar, Bloco A, Fórum Ruy Barbosa, Av. Marques de São Vicente, 235.

Apresentação

A presença ubíqua das tecnologias digitais na sociedade redefiniu as noções de espaço e tempo, impulsionando reconfigurações profundas em todas as áreas dos negócios humanos, dos mais sérios aos lúdicos. Qual a nossa condição e papel na cibercultura? Quais as implicações para o trabalho, a sociabilidade e a cognição? Com quais tecnologias teremos que lidar? Quais competências precisamos desenvolver para sermos protagonistas na cultura atual? Neste curso, serão oportunizadas atividades a fim de promover a reflexão crítica sobre o papel da tecnologia em nossas vidas, tornando-nos mais aptos para identificar as oportunidades e os desafios postos ao homem do Século XXI.

Carga horária: 40h

Período: 23/5 a 13/6 (a distância)

Encontros presenciais: 23/5, 30/5, 6/6 e 13/6,  das 17h às 19h30.

Vagas: 30

Objetivo: Analisar criticamente as implicações das tecnologias digitais para o trabalho, a cognição, a aprendizagem e a sociabilidade na cultura contemporânea.

Público-alvo: Magistrados e servidores interessados nas relações entre cultura e tecnologia.

Programa:

Fundamentos da cibercultura

Tempo e espaço na cultura digital

Tecnocracia ou liberdade?

Trabalho na cultura digital

Cultura da convergência

Cultura híbrida e cíbrida

Interatividade

Redes sociais

Cognição ampliada

Imersão em cibermundo: Realidade Virtual e Realidade Aumentada

Internet das Coisas

Inteligência coletiva

Ciberdemocracia

Sociedade híbrida

Groundswell

Creative Commons

Aprendizagem: do fornecimento à participação

O dilúvio informacional e a curadoria de conteúdos

Metodologia

O curso segue o modelo de ensino híbrido, ou seja, envolve atividades obrigatórias presenciais e on-line. Serão disponibilizados texto e vídeos com a intenção de servir de pontos iniciais de pesquisa individuais e coletivas. O curso será baseado em metodologias ativas, o que significa que o aluno deverá estar predisposto a ser protagonista no processo de aprendizagem, bem como a trabalhar coletivamente. Serão oportunizados momentos para discussão e atividades com uso de wiki, mapas conceituais, podcast, blog, arenas de debates presenciais e on-line, realidade virtual, curadoria de conteúdo, PechaKucha (apresentações concisas http://www.pechakucha.org).

Professor: José Erigleidson da Silva

Currículo: Mestre em Tecnologias da Inteligência e Design Digital (PUC-SP) e doutorando em Educação, Arte e História da Cultura (Mackenzie-SP) dedicado à pesquisa sobre blended learning.

Professor dos Cursos Gestão Educacional e Escolar (PUC-SP) e Inovação em Tecnologias Educacionais (Universidade Anhembi Morumbi).

Atualmente é Diretor da Coordenação de Educação a Distância na Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região – SP.

Tem como interesse a Inteligência coletiva, os ambientes virtuais e híbridos de aprendizagem, bem como as redes sociais e comunidades virtuais no ciberbespaço como suporte para a criação, disseminação e aquisição de conhecimento.

Avaliação

Os participantes serão avaliados continuamente durante todo o curso. Os critérios de avaliação serão definidos colaborativamente com todos os participantes. Para ser aprovado, o aluno deverá ter 60% de aproveitamento da nota total e 75% de presença nos encontros presenciais.

Inscrições gratuitas até o dia 19 de maio de 2016, ou enquanto houver vagas, condicionadas ao recebimento de confirmação pela Secretaria da Escola Judicial, no dia 20 de maio de 2016. 

Esta entrada foi publicada em Eventos Inscrições abertas e marcada com a tag , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Os comentários estão encerrados.