Curso “Abordagem e técnicas no uso seletivo de força”

A Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região – EJUD2 comunica que a Secretaria de Segurança Institucional promoverá o CURSO DE ABORDAGEM E TÉCNICAS NO USO SELETIVO DE FORÇAque ocorrerá no Centro de Treinamento de Segurança Judiciária – CTSJ (Unidade Administrativa III).

 O evento será realizado no período de 05 a 09/06/2017

 Público-Alvo: Agentes de Segurança Judiciária do TRT2

 Carga horária: 40 horas-aula

 Carga horária diária: 08 (oito) horas-dia

 Número ideal de participantes: 20 alunos/turma

 Instrutor: Hipólito Alves Cardozo

 

Justificativa do curso:
O Curso de Abordagem e Uso Seletivo da Força será importante para a evolução técnica dos Agentes de Segurança Judiciária do TRT02 SP no exercício das suas atribuições, no que se refere à abordagens de pessoas dentro da realidade do judiciário. As competências desenvolvidas nessa ação de capacitação proporcionará ganhos qualitativos nos serviços prestados pela equipe de segurança deste Tribunal com condicionamento físico suficiente para atividades físicas moderadas.

 

Objetivo Geral:
Desenvolver com os servidores as diretrizes da atividade de segurança judiciária como: Preservação da vida, garantia dos atos judiciais, primazia pela cordialidade, urbanidade, utilização de comunicação não violenta e contenção não lesional de pessoas com adoção de atos menos gravosos por meio do uso seletivo da força, objetivando a preservação e garantia dos direitos humanos.

 

Objetivo Específico:
- Fortalecer atitudes para valorizar o comportamento em grupo, exercitando a empatia, a cooperação, a solução compartilhada de problemas, abnegação, além de desenvolver a coragem, decisão e iniciativa perante situações de perigo.

- Difundir conceitos e técnicas relativas à segurança com o fito de alicerçar as atividades inerentes ao cargo de Agente de Segurança do Judiciário Federal.

- Desenvolver a preparação técnica e psicológica dos Agentes de Segurança, capacitando-os a analisar e identificar o perigo potencial, de forma que possam oferecer, em tempo hábil, respostas adequadas às diferentes situações de risco vivenciadas no seu ambiente profissional.

 

Metodologia de Treinamento:
- Aulas expositivas, estimulando o aluno ao debate e reflexão crítica dos conteúdos, valendo-se da utilização intensa de instrumentos convencionais de ensino.

- Aulas práticas, demonstrativas e participativas.

 

Conteúdo Programático:
1 – Conceito de uso seletivo da força na realidade do judiciário;

2 -Técnicas de verbalização e comunicação não violenta em abordagens;

3 – Defesa pessoal para segurança de autoridades;

4 – Equipamentos de letalidade controlada; Kubotan, bastão retrátil…

5 – Técnicas de defesa contra facas;

6 – Técnicas de contenção e condução não-lesional de pessoas;

7 – Técnicas de operação de bastão retrátil;

8 – Abordagens em simples suspeita;

9 – Abordagens em fundada suspeita (contenções, conduções, revista);

10 – Imobilizações táticas em dupla e em trio;

11 – Algemamento;

12 – Combate em ambiente confinado contra múltiplos agressores;

Simulação de situações reais.

 

INSCRIÇÕES – Os servidores que serão capacitados neste curso serão indicados pela Coordenadoria de Transporte Institucional.

Esta entrada foi publicada em Eventos Inscrições abertas, Junho/2017. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Os comentários estão encerrados.