Curso: “Introdução a Temas Socioambientais – EAD – 1/2018”

Inscrições Encerradas

A Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região – EJUD2 – convida os magistrados e servidores deste Regional para o curso on-line colaborativo “Introdução a Temas Socioambientais – EAD – 1/2018” a ser realizado entre os próximos dias 02 de maio até 05 de junho de 2018.

Tutoria: Eugênio Aparecido Preto
Público-alvo: magistrados servidores ativos do TRT-2
Carga horária: 30 horas.
Vagas: 40.
Período de inscrições: até 25/04 ou enquanto houver vagas.

IMPORTANTE: a carga horária deste curso será averbada somente uma vez, para todos os fins, independentemente de quantas vezes o aluno se matricular e obtiver aprovação.

Objetivos específicos:

  • Situar a questão socioambiental historicamente
  • Entender a natureza contraditória da questão socioambiental
  • Conhecer os desafios socioambientais do século XXI
  • Compreender os papéis e responsabilidades perante os desafios socioambientais

Conteúdo programático:

Unidade 1 – Desafios socioambientais do século XXI

    • Contexto Global – crise hídrica, a geração de resíduos e o aquecimento global.
    • Exclusão e inclusão social

Unidade 2 – Conceitos básicos de gestão socioambiental

    • Sustentabilidade e suas dimensões
    • Conceitos importantes para a Gestão Socioambiental
    • Definição de objetivos estratégicos na gestão socioambiental

Unidade 3 – Impacto social e ambiental da ação do TRT-2

  • A gestão socioambiental no TRT-2
  • Desenvolvimento da sociedade por meio das ações socioambientais do TRT-2

Unidade 4 – Colocando em prática – soluções potencialmente aplicáveis

  • Governança para a sustentabilidade
  • Programas Integrados de Gestão Socioambiental

Metodologia: este é um curso com tutoria. Neste tipo de curso há atividades semanais que serão acompanhadas por um tutor; o conteúdo está organizado em unidades e tudo o que deverá ser lido e realizado está no guia de aprendizagem.

Avaliação: Haverá fóruns de discussão, atividades colaborativas e um questionário final, cujas pontuações serão utilizadas para obter a média aritmética. O aluno deverá obter nota final igual ou superior a 6 (seis) para aprovação.

Currículo do tutor: Eugênio Aparecido Preto, possui graduação em Licenciatura em Ciências (Habilitação Biologia) pela Fundação Municipal de Ensino Superior de Bragança Paulista (1995) e Pós-graduação (Especialização) em Gestão Ambiental pela USP (Universidade de São Paulo), 1997. Foi professor assistente na Faculdade Anhanguera Educacional de Jundiaí/SP, no período de 2015 a 2016, atuando em diversas disciplinas como Física, Química, Gestão Ambiental, ISO 14.001 e outras. Atuou na área ambiental na Prefeitura de Jundiaí (1992 a 1998), na área de Gestão de Resíduos Sólidos e Gestão de áreas verdes. Foi chefe da Seção de Gestão Ambiental (atual Seção de Gestão Sócioambiental) no período de 2010 a 2013, no TRT-2. Tem experiência na área de Ciências Ambientais, com ênfase em Gestão Ambiental, tendo elaborado projetos na área. Foi membro da Comissão Permanente de Gestão Socioambiental do TRT-2 desde sua criação em Junho/2008 até 2014. É Agente Socioambiental do Fórum de Santana de Parnaíba desde 2014. Atualmente, está cursando Engenharia Ambiental pela UNICID (polo Jundiai), estando no 4º semestre.

Inscrições gratuitas, até o dia 25 de abril, ou enquanto houver vagas, condicionadas ao recebimento de e-mail de confirmação da Secretaria da Escola Judicial até o dia 27 de abril.

 

This entry was posted in EAD, Eventos Inscrições encerradas. Bookmark the permalink.