Conheça a Escola

“A Escola Judicial do TRT da 2ª Região, EJUD2, foi criada pela Resolução Administrativa nº 01/1993, passando a existir de forma estruturada, com estatuto próprio (Resolução Administra-tiva nº 5/2008), em 2008.

Tomaram posse, em 15/9/2008, sua primeira Diretoria e Conselho Consultivo eleitos.

À luz do Regimento Interno do Tribunal, a EJUD2 é dirigida por um Diretor e um Vice-Diretor, ambos Desembargadores do Tribunal, e conta com um Conselho Consultivo, integrado por mais dois Desembargadores, um Juiz Titular de Vara do Trabalho e um Juiz Substituto, todos eleitos pelo Tribunal Pleno para mandato de dois anos.

Desde outubro de 2016, a Escola Judicial é dirigida pelo Desembargador Adalberto Martins e compõem o Conselho Consultivo as Desembargadoras Ivete Ribeiro (Vice-Diretora), Regina Maria Vasconcelos Dubugras (Conselheira), Bianca Bastos (Conselheira), Juiz do Trabalho Titular Rodrigo Garcia Schwarz (Conselheiro) e Juiz do Trabalho Substituto Ítalo Menezes de Castro (Conselheiro).

A EJUD2 tem sua sede no Fórum Trabalhista “Ruy Barbosa”, em São Paulo, onde estão situa-das a Secretaria Administrativa, a Diretoria e um auditório com capacidade de 90 lugares, também fazendo parte de sua estrutura uma sala de aula com 38 lugares e uma sala multimídia com 22 lugares, situadas na Unidade Administrativa do Tribunal. Conta também com a Biblio-teca, cujo acervo é destinado a consulentes do quadro interno do Tribunal e ao público exter-no. A partir de dezembro de 2016, a Biblioteca da EJUD2 passou a contar com a assinatura digital das revistas LTr e Revista dos Tribunais, que nos meses iniciais registraram cerca de 3000 acessos e hoje ultrapassam 20.000 acessos mensais. A partir de dezembro de 2017, pas-sou a contar com a assinatura Proview, que disponibiliza digitalmente mais de 780 títulos jurí-dicos (livros). Desde janeiro de 2018, a plataforma recebeu 121 inscrições e mais de 10.000 páginas de conteúdo jurídico foram acessadas.

Em 2017 foi retomado o curso de língua italiana e em 2018 o curso de língua francesa.

Também em 2017, com o apoio da SETIC e SILAP, iniciaram-se as transmissões simultâneas das ações de capacitação cujo conteúdo contemplava a reforma trabalhista, teoria e prática, alcançando inicialmente os fóruns da Zona Leste e Zona Sul e a partir de 2018, também os Fóruns de Santos e Guarulhos.

Nos dias 1º e 2 de março de 2018 foi realizada a “57ª Assembleia Geral Ordinária e Reunião de Trabalho do CONEMATRA”, evento que reuniu os Diretores e Coordenadores Acadêmicos de todas as Escolas Judiciais dos Tribunais Regionais do Trabalho de todo o Brasil.

Atualmente, 24 servidores estão lotados na Secretaria da Escola, distribuídos em 03 Coordenadorias: “Acompanhamento do Desenvolvimento Profissional de Magistrados e Servidores”, “Gestão e Criação de Conteúdos Digitais no Ensino a Distância” e “Biblioteca”.

No período de janeiro de 2017 até março de 2018 a EJUD2 realizou 104 eventos de formação continuada nas modalidades presencial e Ead, concluindo 1364 capacitações para magistra-dos, 7907 capacitações para servidores e 644 capacitações para público externo e estagiários.

A Formação Inicial e Continuada de Servidores e Magistrados do Tribunal constitui atribuição da Escola Judicial do TRT da 2ª Região – EJUD2, que também promove eventos de capacita-ção voltados às atividades-meio do Tribunal, como os cursos de Reciclagem Obrigatória para Gestores e para Agentes de Segurança Judiciária, de Sensibilização para Qualidade de Vida e outros voltados à Acessibilidade, Gestão Socioambiental e à Segurança no Trabalho.”